segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pesquisa Quantitativa

Quantitativo diz respeito à quantidade; pertence ao âmbito dos valores e/ou quantidades numéricas;
abarca ou compreende o ato de medir tais valores e/ou quantidades.

Quantidade é uma propriedade que existe em magnitude e acumulação (operação básica da Adição). Refere-se a tudo aquilo que pode ser medido, quantificado, contado.

A Pesquisa Quantitativa, portanto, é apropriada para medir opiniões, atitudes, preferências, comportamentos. Então, se você quer saber quantas pessoas usam determinado produto ou serviço, ou têm interesse em um novo conceito de produto, deverá fazer uma pesquisa quantitativa. Esta técnica de pesquisa também deve ser usada quando seu objetivo é determinar o perfil de um grupo de pessoas, baseando-se em características comuns a elas. Ela é  utilizada igualmente  para medir um mercado, estimar o potencial ou volume de um negócio e para medir o tamanho e a importância de segmentos de mercado.

De acordo com Fonseca (2002, p. 20), " os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. Como as amostras geralmente são grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se constituíssem um retrato real de toda a população
alvo da pesquisa. A pesquisa quantitativa se centra na objetividade. [...] A pesquisa quantitativa
recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc. A utilização conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informações do que se poderia conseguir isoladamente."
 
O método de análise quantitativa: (a) obedece a um plano preestabelecido, com a finalidade de enumerar ou medir eventos; (b) examina as relações entre as variáveis por métodos experimentais ou semiexperimentais,controlados com rigor; (c) emprega, geralmente, para a análise dos dados, instrumentos estatísticos; (d) confirma as hipóteses da pesquisa ou descobertas por dedução, vale dizer, realiza observações ou experiências; (e) utiliza dados que representam uma população específica (amostra), com base na qual os resultados são generalizados; (f) utiliza, como instrumento para recolhimento de dados, questionários estruturados, elaborados com questões, testes e checklists, aplicados por meio de entrevistas individuais, apoiadas por um questionário convencional (impresso) ou eletrônico (NEVES, 1996, apud GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T., 2009).

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Disponível em: <www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2013.NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, 1996..

4 comentários:

  1. Acredito que toda pesquisa quantitativa deveria ser também uma pesquisa qualitativa, apesar de exigir mais trabalho voce tera condições de obter mais dados que podem auxiliar em seu projeto.

    Joao Victor Luz

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  2. Pesquisa quantitativa é aquela que tem por objetivo gerar números/dados em cima de um determinado assunto pesquisado.

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  3. A pesquisa quantitativa tem a vantagem de ser, em sua essência, imparcial. Enquanto em uma pesquisa qualitativa podem ser levados, mesmo que não intencionalmente, considerações pessoais a respeito do assunto em uma pesquisa quantitativa ficamos mais presos a dados, que desde sua coleta (até a tomada de uma conclusão) são imutaveis.

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  4. Pesquisa quantitativa e atraves de numeros e analizando numeros que voce consegue obter os dados cabiveis para conseguir conduzir um metodo de pesquiza quantitativa.

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