quinta-feira, 4 de abril de 2013

O que é pesquisar?

Você precisa de um par de sapatos novos... ou, quem sabe, trocar de carro... ou, ainda, comprar o apartamento dos seus sonhos.

Você acorda de manhã, levanta, toma um banho, um senhor café.... e sai.

Compra o primeiro sapato que vê na vitrine.
Compra o primeiro carro que enxerga quando entra na concessionária.
Compra o primeiro apartamento que o corretor apresenta pra você.

Claro que não... não preciso nem dizer o que você faz em cada situação dessas, não é?

Então, isso que você faz é pesquisar...

Pesquisar é procurar descobrir algo... o sapato mais confortável, adequado à situação em que você precisa usá-lo, com um valor que você pode pagar; o carro a-que-le carro (exatamente do seu gosto e não do meu); e o apartamento dos seus sonhos... aquele que não lhe sai da cabeça (exatamente nas condições que você quer e pode $$$, certo?)
Uma definição melhorzinha (porque interessa pra nós o que é pesquisa científica, OK?):

Pesquisar constitui-se em uma série de procedimentos cujo objetivo é produzir um novo conhecimento e não reproduzir, simplesmente, o que já se sabe acerca de uma determinada coisa (determinado objeto) em um campo científico.




Disponível em: <Clip Arte Vetorial de car, shopping, carreta, conceito - um ...car, shopping, carreta, conceito - csp6522001www.canstockphoto.com.br>. Acesso em: 5 abr. 2013.






61 comentários:

  1. Pra mim pesquisa é o que se faz quando se quer saber mais sobre determinado assunto, ou sobre determinado produto, neste última caso citando o post, uma pesquisa para ver qual produto será adquirido, levando em consideração várias variáveis.

    "A pesquisa é a busca de uma informação da qual não se tem nenhum conhecimento ou cujo conhecimento é limitado gerando assim dúvidas em quem o tem e seu objetivo é averiguação das informações disponíveis sobre o tema da pesquisa a fim de se gerar uma nova informação que é agregada como conhecimento sobre o tema."

    Consulta: Conceito de Pesquisa, definição e o que é http://queconceito.com.br/pesquisa#ixzz2PXQDsgr1

    Ricardo joão Pires

    ResponderExcluir
  2. para iniciar uma pesquisa precisamos definir um tema, buscar algo de nosso interece, falar algo novo sobre esse assunto, juntar informações e traçar um objetivo para esse assunto gerando novas informações e mais detalhadas.Pesquisar é uma arte de todos os dias, pois existem
    metodos de estudo para desenvolver uma pesquisa e é algo mais facil do que se pode imaginar, um exemplo claro é quando vamos fazer compras, a palavra chave antes de chegar no caixa é pesquisar.

    ResponderExcluir
  3. Pesquisar é encontrar levantar informacoes sobre um assunto já existente e tentar desenvolver ou adicionar mais coisas ao mesmo.
    E aprimorar um conhecimento ja existente, deixando o mesmo mais completo. E adicionar novas informcoes ao seus estudos ou sua base de conhecimento.

    Marcos natan trindade

    ResponderExcluir
  4. André Luiz Carvalho5 de abril de 2013 às 13:19

    Pesquisar é buscar informações sobre um mesmo assunto ou objeto, afim de endende-lo melhor.

    ResponderExcluir
  5. Pesquisar é conhecer melhor as caracteristicas, (informaçãos) de algo que é de enteresse a fim de poder fazer a melhor escolha ou dar a melhor informação do assunto ou produto que lhe é de enteressse corretamente, e tambem se aprofundar no conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Pesquisar é ir atrás de informações sobre o que se quer estudar, assuntos pouco ou nada conhecidos. As informações tendem apenas a acrescentar à pessoa que as buscam, completando seu conhecimento ou até mesmo criando uma perspectiva e noção básica/avançada do assunto.

    Pedro Leonardo Silva Koike

    ResponderExcluir
  7. Pesquisar é conhecer melhor as caracteristicas, (informaçãos) de algo que é de enteresse a fim de poder fazer a melhor escolha ou dar a melhor informação do assunto ou produto que lhe é de enteressse corretamente, e tambem se aprofundar no conhecimento. Hugo N. Frutuoso

    ResponderExcluir
  8. Pesquisa científica é vc fazer uma busca para aquilo que necessita ou procede com as suas condiçoes,nao sair comprando tudo frente achando que nao causara dano algum.
    Ex:uma compra de um carro,não é simplesmente comprar aquele lancamento do ano ou o que esta mais na moda,mais sim comprar aquele em que voçe necessita e que entre de acordo com o valor e condiçoes.

    José Ramos :P Praia da vila .

    ResponderExcluir
  9. No meu ponto de vista, pesquisa é conhecer o produto que se esta buscando, e fazer uma comparação em relaçao a outras marca e filtrar o maximo de informação sobe aquilo que se quer, preço qualidade, praticidade, etc. juntar todas essas informações e assim ficar com o melhor produto.

    Alcir Júnior
    06/04/13

    ResponderExcluir
  10. Pesquisar é buscar novas informações sobre o produto sobre que tencionamos comprar, informações que podem nos auxiliar a tirar um maior proveito quando o usarmos, beneficios que podemos usar.

    ResponderExcluir
  11. Igor Ludwig
    É quando entro na internet e fico varias horas fazendo uma pesquisa de certo produto no qual estou interessado em comprar, pois tenho que pesquisar se o produto está de acordo com oque eu procuro e nas minhas condições finaceiras.

    ResponderExcluir
  12. Pesquisar nada mais é do que se informar melhor sobre determinado assunto, você escolhe um tema e se aprofunda nele. Buscando informações em várias fontes diferentes você acaba alpliando seu conhecimento.O que leva a pessoa a realizar uma pesquisa são as dúvidas, e cada pesquisa gera novas dúvidas, por isso a sociedade esta sempre evoluindo, buscando novas informações.O conhecimento e a vontade de aprender nunca acabam.

    Gustavo Ventura

    ResponderExcluir
  13. Pesquisar é primeiramente levar em consideração a necessidade. É Buscar aquilo que precisamos considerando fatores relevantes que estão de acordo com as nossas perspectivas ou condições. Por fim obtendo o resultado mais aproximado do que se esperava.

    Francisco Eduardo Barbosa.

    ResponderExcluir
  14. Pesquisa científica, é uma pesquisa sobre um conjunto organizado de conhecimentos relativos para gerar conhecimento ou comprovar ou contestar.

    Exemplo:"Você precisa de um par de sapatos novos... ou, quem sabe, trocar de carro... ou, ainda, comprar o apartamento dos seus sonhos.
    (...)
    Pesquisar (...) o sapato mais confortável, adequado à situação em que você precisa usá-lo(...)"

    Fonte: http://www.dicio.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Pesqisa científica tem o obgetivo de gerar novos conhecimentos,ou para relembrar algo.

    ResponderExcluir
  16. A pesquisa é importante em todas as áreas de atuação, através da pesquisa buscamos a melhor solução para um problema a ser resolvido ou encontrar o melhor produto. Pesquisar sobre um assunto tentando levantar o maior número possível de informações agregando conhecimento.

    ResponderExcluir
  17. A pesquisa é uma ferramenta usada para obter um maior numero de informações sobre um determinado assunto com o objetivo de aumentar seu conhecimento sobre este assunto, e também adicionar algo de novo ao que ja se sabe.

    Robson Minetto

    ResponderExcluir
  18. Josimar Pereira Costa6 de abril de 2013 às 07:35

    A pesquisa ciêntifica e quando você tem certo objetivo de adquirir
    algo,que você certo conhecimento,mas você tem o desejo que tenha algo que possa o surpreender e que esteja ao valor de seu alcance,assim deixando o satisfeito.

    ResponderExcluir
  19. Clóvis Fernandes Vieira

    Pesquisa cientifica é pesquisar sobre algo novo, no qual você não tem conhecimento, muito diferente de quando vou pesquisar sobre games ou futebol no qual eu domino e posso debater e ter um dialogo formal, se eu precisar de alguma informação sei por qual meios e onde obter dados.
    Já pesquisa cientifica é como eu precisasse informações sobre física nuclear, eu nem sei por onde começar, teria que saber oque é? qual sua aplicação?etc.

    ResponderExcluir
  20. Paulo Roberto P. Rosa6 de abril de 2013 às 07:36

    Pesquizar é busca por informações, de conhecimento ou não, afim de descobrir e melhorar algo que esteja em foco, melhorando a sua vida no cotidiano, ou do próximo. É a busca de informações de algum produto que você quer e tem de ser a melhor opção de custo benefício. É tentar descobrir novas situações e intrumentos não conhecidos e estudados por outras pessoas.

    ResponderExcluir
  21. Pesquisar é estar em busca de algo que não se conhece ou entende, precisamos de dois elementos básicos: motivo e interesse. onde buscamos novas informações para um determinado assunto que pouco conhecemos.
    Fabiano Souza de Carvalho
    Curso Técnico EAD Automação Industrial - SENAI

    ResponderExcluir
  22. Paulo Ricardo Varella6 de abril de 2013 às 07:37

    Primeiramente eu iria pesquisar sobre os produtos ao qual eu desenho desse momento, que seria um par de sapatos. Logos após um carro novo e posteriormente um apartamento.
    Com a facilidade de pesquisa disponivel hoje em dia, eu primeiramente buscaria o menor preço agregado ao conforto e estilo. No exemplo do item sapato: Escolheria um sapato de baixo valor que me desse a codição de conforto para que eu pudesse ir atras do meu segundo objetivo que seria um veiculo.
    Anteriormente pesquisei que o automovel que atendia minha necessidade seria um carro popular e economico, pois o meu terceiro item iria me custar horas de procura e pesquisa. Localidade do imóvel, espaço fisico para atender minhas necessidades de conforto e algo que estivesse dentro do meu orçamento. Com todas essas informaçoes que fiz previamente atraves de uma pesquisa detalhada, pude comprovar que não iria perdem tempo e nem dinheiro atras de meus itens. O proximo passo foi encontrar o primeiro item ( sapato)após a compra do sapato, fui até uma concerssionaria e com a pesquisa em mãos pude ainda obter um valor ainda melhor do veiculo, pois o vendedor viu que não poderia me enganar, pois eu estava por dentro dos preços e tabelas do mercado. Após a compra do meu lindo veiculo sai a procura de meu imóvel, um modesto apartamento, mais com muito conforto. Mais uma ves com a pesquisa na mão , pude negociar um apartamento ainda melhor doque eu havia escolhido. No final do dia eu ja estava com meu carro na garagem,sentando na minha bela varanda e meu confortavel sapato ao lado.

    ResponderExcluir
  23. Pesquisa científica é o procedimento cujo objetivo é gerar um novo conhecimento para o benefício da humanidade. É realizada de forma organizada e metódica e abrange uma lista infinita de temas.

    ResponderExcluir
  24. Pesquisa:

    O que vem a ser isso.
    ao longo de nossas vidas alem de viver é fazer pesquisa sobre vários assuntos, seja uma pesquisa escolas para uma criança, uma outa para adolescente querendo uma calça nova ou ate mesmo u game irado ( na linguagem deles), ou um automóvel casa , viagem para um adulto, é claro que devo salientar que essas pesquisas não necessariamente, serem realizadas so por aqueles que citei aqui,a dinâmica é maior.

    Quando se pesquisa algo alem de adquiri o conhecimento sobre o assunto e questão, adquiri também conhecimento sobre as ferramentas que te auxiliaram na pequisa ampliando sua gama de informações. Ronaldo Marques.

    ResponderExcluir
  25. Pesquizar, atualmente deixou de ser um Hábito, e transformou-se em uma Necessidade indiscutível. Vai das compras no supermercado, até o desenvolvimento dos mais variádos remédios. Extraindo daí o objetico maior de uma pesquiza: o benefício do homem; e que este esteja em constante busca por aprendizado.

    Marcelo Augusto de Faria.

    ResponderExcluir
  26. Carlos Augusto da Rosa Luz6 de abril de 2013 às 07:38

    Pesquisa Científica é buscar dentro de um determinada área do conhecimento, soluções para suprir necessidades que até o momento não foram exploradas. Um exemplo disso,acontece na área da eletrônica onde temos resistores,diodos,transistores,ampop's etc... ., todos esses componentes já são conhecidos, só que apartir deles pode-se construir um novo circuito que supre uma necessidade ou uma demanda que até aquele momento seria inédita no mercado. Com certeza antes de construir algo dessa natureza, seria necessário uma pesquisa de mercado, com o objetivo de buscar necessidades.

    ResponderExcluir
  27. FERNANDO DIEGO DA SILVA6 de abril de 2013 às 07:39

    Pesquisar cientificamente não é só reunir informações sobre determinado assunto,é buscar algo novo,é produzir um fruto inédito de conhecimento.O uso de procedimentos sérios na pesquisa valida a descoberta e fundamenta o recém conhecido.

    ResponderExcluir
  28. Carlos Alberto Potter6 de abril de 2013 às 07:42

    Pesquisa cientifica tem como objetivo que alguem aprenda alguma coisa. Visa gerar conhecimento sobre algo para alguem possa conhecer tal coisa.

    Carlos Alberto Potter.

    ResponderExcluir
  29. Roberto Lustosa de Andrade6 de abril de 2013 às 07:42

    A pesquisa científica é mais do que uma simples busca de algo já existente. Ela proporciona conhecimentos novos, e como afirma Vânia Maria Duarte, também é vista como algo mais que uma obrigação: É desenvolvimento pessoal e social. Outro ponto relevante que define a pesquisa é a necessidade de o método, ou seja, algo que atribua credibilidade ao que é pesquisado e não simplesmente um emaranhado de informações de qualquer fonte. Com estes ingredientes criamos o conhecimento científico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto Lustosa de Andrade6 de abril de 2013 às 08:02

      A pesquisa científica é mais do que uma simples busca de algo já existente. Ela proporciona conhecimentos novos, e como afirma Vânia Maria Duarte, não deve ser vista como uma obrigação: é desenvolvimento pessoal e social. Outro ponto relevante que define a pesquisa é a necessidade de o método, ou seja, algo que atribua credibilidade ao que é pesquisado e não simplesmente um emaranhado de informações de qualquer fonte. Com estes ingredientes criamos o conhecimento científico.

      (corrigido)

      Excluir
  30. Pesquisar é utilizar o conhecimento de outras pessoas, com o advento da internet o Google se tornou um grande aliado, nosso
    "oraculo".
    É muito importante citar na sua pesquisa as fontes pesquisadas.

    Marcelo Jorge Perkowski

    ResponderExcluir
  31. Pesquisar é a busca de informações sobre algo que se quer conhecer, pode ser feito por comparação em um padrão já conhecido como norma, aspecto..........ou na ciencia pesquisar é conhecer os efeitos de uma ação ............quando quero conhecer a causa de um efeito preciso pesquisar até encontra o que a gerou " ferramenta de efeito e causa ' ishikawa , isso é pesquisa.......

    ResponderExcluir
  32. Pesquisar é procurar a resposta de alguma duvida, aprender a respeito de algo que lhe enteresse e a troca de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  33. Ricardo Santana

    Pesquisar é buscar o conhecimento sobre o assunto discutido ou abordado, tendo como objetivo adicionar novos conhecimentos. Para responder o que motivou á pesquisa, uma pergunta ou uma questão cientifica.

    ResponderExcluir
  34. Adriano Vicente Hoffmann6 de abril de 2013 às 07:45

    Pesquisa: Adriano Vicente Hoffmann
    Contribuir para o conhecimento analisar a interpretação dos fatos da evoluçao humana procurando encontra soluções para os problemas propostos na utilização dos métodos cientificos.

    ResponderExcluir
  35. Quando se quer resolver um problema ou responder uma pergunta, até então sem solução, segue-se os procedimentos da pesquisa científica, para padronizá-la, facilitando o entendimento e a realização da mesma. Ao final da pesquisa, é produzido um novo conhecimento, pelo menos para quem pesquisou, mais completo que o anterior.

    ResponderExcluir
  36. Augusto Thebaldi filho 06/04/2013
    Pesquisar é procurar coletar informações que revele uma nova constatação sobre determinado assunto ou bem almejado.

    Pesquisa cientifica agrega a confiabilidade nas constatações demonstradas , pois poderemos identificar a fonte de onde é apresentado o conteudo exposto em questão.

    ResponderExcluir
  37. Fabiano Gois Técnico Automação Industrial/SENAI -
    Pesquisa cientifica no meu ponto de vista é sempre direcionar um trabalho em algo novo e não necessáriamente ser novidade, pode ser matéria nova ou melhorado em cima do que já existe em atividade. Por exemplo na área medicinal as pesquisas são realizadas em doenças já existente, em medicamentos novos para a cura e prevenção, muito mais complexo que isto mas é só para ter uma pequena idéia. Já direcionado ao nosso curso Técnico em Automação Industrial as pesquisas são direcionadas para melhores atuações em atividades execução no dia a dia. Pode se dar inicio com uma linha base de atuação "baseline" , onde através deste principio podemos chegar ao fluxograma funcional de nossa pesquisa cientifica para aprimorar os trabalhos.

    ResponderExcluir
  38. pesquisa; O porque nacemos e depois morremos? o do porque? isso gera uma pesquisa se um individuo passa de 6a12hs num sol de 39 a40graus isso gera pigmentos e vermelhidao e problemas a saude. e so foi possivel chegar a essa conclusao atraves de pesquisa ou seja pesquisar e procurar,descobrir,estudar e evoluir e por fim chegar ao exito da pesquisa no dia a dia ....etc. aluno Jose Raimundo dos santos

    ResponderExcluir
  39. O que entendo por pesquisa seria a busca por informação/conhecimento em determinado assunto onde queira se aprofundar. Pode ser tanto a procura por uma solução de um problema, quanto o levantamento de dados para um plano estatístico. Acredito que seja tão fundamental e básico ao mesmo tempo, que nós não percebemos a sua importância.

    Juan Lucas.

    ResponderExcluir
  40. Para mim, pesquisa pode ser definida como um conjunto de informações sobre determinado assunto que agrega algo ao resultado, como por exemplo na escolha de um procedimento científico, de acordo com o tipo de pesquisa que é realizado, pode gerar uma nova descoberta.

    Marcelo Bona

    ResponderExcluir
  41. Pesquisar seria adquirir conhecimento sobre um determinado assunto , assim através da pesquisa podemos agregar mais informações sobre esse assunto e melhorar os nossos conhecimentos já existentes.

    Marcelo Lopes

    ResponderExcluir
  42. Pesquisar é o fundamental e excencial, muita vezes indispensalvel para o que se quer fazer ou iniciar.
    Na minha opinião a pesquisa seja ela basica ou não é envolvida em nossas vidas todos os dias, principalmente na área de tecnologia.

    ResponderExcluir
  43. Pesquisa é para se aprofundar em uma determinado tema, receber dominio sobre o assunto, pode ser usada para uso pessoal ou cientifico.

    Tayane Da Silva

    ResponderExcluir
  44. Pesquisa é saber mais sobre um determinado tema, se aprofundar no assunto e levantar informações do mesmo. Assim tendo um dominio maior e assim sabendo do que se trata o assunto e até alguns detalhes sobre ele. Podemos usar a pesquisa para algo de nosso interesse, para poder tratar melhor sobre um determinado assunto.

    Juliano Fernandes Martins Lange

    ResponderExcluir
  45. Pesquisar é ir atrás daquilo que se procura e tem interesse para poder entender melhor sobre o assunto especifico ou, nos casos citados, sobre os produtos que se quer.
    Danillo Cesar Mendonça

    ResponderExcluir
  46. Pesquisar é buscar conhecimento sobre algum tema, as vezes algo mais específico ou mais superficial. Pesquisando, você adquire mais conhecimento sobre o assunto, lhe dando um certo dominio, que poderá ser usado para uso pessoal ou cientifico.

    Carlos Schmidt Barão

    ResponderExcluir
  47. Pesquisar é buscar informações para agregar conhecimentos que auxiliam na tomada de decisões e resolução de problemas cotidianos.

    Gabriel Lemos

    ResponderExcluir
  48. Quando você se depara com uma situação em que você precisa escolher entre uma coisa ou outra, chegar a um determinado ponto de vista próprio, buscar um novo conhecimento especifico ou aprimorá-lo, você procura meios para isso. Isso seria uma pesquisa.

    Thyago Augusto

    ResponderExcluir
  49. A pesquisa é basicamente um processo pelo qual passamos para aprender sobre um
    determinado assunto, construindo conhecimento.
    Ela é fundamental para levantar informações que são necessarias para
    nosso aprendizado.
    Nossas decisões são basiadas em algo que conhecemos, ou que achamos conhecer.
    A pesquisa nos ajuda a ter uma maior competencia para tomar as decisões mais sabiamente.

    kl[eo magalhaes

    ResponderExcluir
  50. A pesquisa e voce conseguir obter o conhecimento em determinadas areas que voce nao tem nenhuma imformacao, para adquirir metodos e maneiras de realizar aquilo que voce quer.
    Por exemplo vou comprar um carro tenho que saber o preco, o consumo desse carro quanto sai o seguro desse carro e se vai ser viavel adquirir esse produto atraves da pesquisa, nesse caso de um produto.

    ResponderExcluir
  51. Bem, como o descrito, na verdade fazemos pesquisas sem perceber ou classificar apenas buscando respostas para as nossas perguntas... de grau profundo ou de simples estamos sempre pesquisando...

    Rodrigo dias/n2

    ResponderExcluir
  52. A pesquisa que nos faz conhecer melhor o que estamos procurando e a obter mais detalhes, informações, definição. E mergulhar a fundo em algo que realmente desejamos conhecer e entender do inicio ao fim.

    ResponderExcluir
  53. Pesquisa pode se dizer que no momento que eu tenho duvida sobre algo, ou fico com duvida sobre o que estou fazendo, comprando,isto e, tudo o que me proporciona um desconforto na decisao e uma "pesquisa" sobre objetos. Quanto a pesquisa sobre conhecimento, tudo aquilo que e uma descoberta ou algo novo em nosso cotidiano se trata de uma pesquisa, resumindo, tudo aquilo que nos tras um novo aprendizado.

    ResponderExcluir
  54. Muito bom, na realidade o ser humano é uma caixinha de surpresas assim dizia um filosofo, mas a vida nos ensina que devemos deixar estar descobertas aflorarem no nosso ser, sao aprendizados para a vida toda. Atraves desta buscas estamos constantemente aprimorando nossa pesquisa cientifica do saber.

    ResponderExcluir
  55. Pesquisar se trata de analisar e estudar muito bem aquilo que se quer, é estudar de forma detalhada ou não, algo ou algum assunto que se interessa ou por mera curiosidade.
    A pesquisa esta é importante para que se tenha detalhes e de algo que se deseja ou queira.
    Pesquisa, pesquisa e pesquisa quem procura algo simplesmente pesquisa...

    ResponderExcluir
  56. Ta ae gostei..
    Só acho que pesquizar depende muito da pespectiva e de qual assunto é abordado.

    ResponderExcluir
  57. Do meu modo de vista a pesquisa como foi citada se define exatamente assim, pesquisar um produto pelo seu valor financeiro ou suas qualidades para depois ter conhecimento para saber dizer qual produto é o mais interessante.

    ResponderExcluir
  58. Pesquisar é um fator fundamental, antes de sair comprando qualquer coisa.
    Com a pesquisa podemos diminuir as chances de erro, podemos descobrir se o produto ou o serviço é bom ou ruim, o melhor preço, a qualidade, custo benefício...
    Hoje temos um campo muito maior de pesquisa que as favorecem faze-la como: tecnologias "internet", livros, artigos científicos...
    Sem dúvidas fazer qualquer coisa sem pesquisar e dar um tiro no escuro.

    ResponderExcluir
  59. Pesquisar é procurar informaçõe importantes sobre aquilo que você quer, seja um sapato, uma casa, ou até mesmo de maneira científica,para provar que algo é verdadeiro. Todas as pesquisas procuram pelo melhor, tanto como melhor para o bolso, melhor para o conforto, melhor para a sociedade...

    ResponderExcluir
  60. Pesquisar é escolher um caminho para que se possa caracterizar e conhecer melhor as tarefas, visando o resultado e assim poder interpretar o que será feito,tendo em vista poder transformar ou projetar ações e estratégias do presente para o futuro.

    Nathalia Prazeres - N1

    ResponderExcluir