quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Do ponto de vista da abordagem do problema, a pesquisa pode ser: qualitativa, quantitativa ou quali-quantitativa.

De acordo com Minayo (2001), a pesquisa qualitativa trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.
 
Diferentemente da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. Como as amostras geralmente são grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se constituíssem um retrato real de toda a população alvo da pesquisa. A pesquisa quantitativa centra-se na objetividade

A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc.

Ao se desenvolver uma pesquisa científica as principais abordagens metodológicas utilizadas são qualitativas e quantitativas. Há autores, entretanto, que defendem a possibilidade da junção entre as duas abordagens, produzindo assim uma pesquisa considerada mista.

Na concepção desses autores, trata-se de uma abordagem que mistura técnicas de pesquisa qualitativa com quantitativa. O interesse em combinar diferentes formas de recolher dados inicia-se na década de 1950. Nos anos 70 houve um aumento no número de pesquisas que misturavam dados qualitativos e quantitativos. Na década de 80, cresce ainda mais o interesse quanto aos procedimentos que caracterizam estudos mistos e, por fim, nos anos 90, começam a aparecer obras escritas sobre metodologia mista.
 

Neste endereço há um quadro bem interessante das diferenças entre as pesquisas quali e quantitativas:  http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf









 Alunas: Amanda Ribeiro Rosa
              Emelyn Silvestre Campos


Juliann Maciel Sabino
Fabricio Luis de Souza

 João Luiz Rodrigues e Marcelo Silveira Di Bernardi

Elias Augusto de Oliveira e Nathalia Prazeres




Fabrício Jean, Rodrigo Dias, Wanzeller Kim


Diego Oliveira, Claiton Londero

21 comentários:

  1. Já tinha uma ideia dos tipos de pesquisa qualitativa e quantitativa, mas faltava me a definição. Ficou claro agora.

    ResponderExcluir
  2. Na minha concepção existe uma diferença visível entre as formas de pesquisas, sendo que, a quantitativa uma pesquisa mais direta e objetiva, informando percentuais e valores. Já na pesquisa qualitativa ele nos mostra mais opiniões, visão do povo, não sendo tão direta.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo Siveira Di Bernardi11 de setembro de 2013 às 17:05

    Define bem as caracteristicas da pesquisa quantitativa e qualitativa e o no final fala os numeros de pesquisas quali-quantitativa aumentaram.

    ResponderExcluir
  4. É interessante o fato de existir uma forma de pesquisa que envolva as duas frentes, uma abordagem que combine diferentes formas de recolher dados surgindo então a metodologia mista.

    ResponderExcluir
  5. Ao ler o texto aprendi que existem três diferentes tipos de pesquisa científica, a pesquisa qualitativa, quantitativa e a quali-quantitativa.
    E tive a oportunidade de compreender a abordagem e a definição de cada uma delas.

    ResponderExcluir
  6. Bom diante da conjuntura dos fatos que em que autor Minayo expõe, as diferentes formas de pesquisa qualitativa e quantitativa. No entanto o tipo da sua abordagem que agregou-me maior conhecimento, trazendo com a sua forma de que se mistura técnicas de pesquisa qualitativa com quantitativa, com o interesse de atribuir mais dados a pesquisa.

    Nathalia Prazeres- N1

    ResponderExcluir
  7. Pesquisas quantitativas podem ser expressadas por um grande volume o todo, onde a pesquisa seria feita de forma numérica em quantidade.

    Pesquisas qualitativas seria uma pesquisa mais concreta, mais aprofundada expressando uma opinião e sem se preocupar com quantidade.

    ResponderExcluir
  8. Elias Augusto de Oliveira11 de setembro de 2013 às 17:15

    Muito bom o artigo, qualitativamente falando. Bem explicativo.

    ResponderExcluir
  9. Interessante saber que tem uma forma de misturar os tipos de pesquisa, podendo dessa forma alcançar uma pesquisa mais completa e ampla.

    ResponderExcluir
  10. Concluí que a pesquisa quantitativa, é baseada em algo mais palpável, com informações mais parecidas com a realidade. Já a pesquisa qualitativa, como pode ser baseada em crenças, valores e atitudes é algo pelo qual não se pode questionar.

    ResponderExcluir
  11. A pesquisa mista (quali-quantitativa), muito utilizada a partir de 1950 e consolidada a partir da década de 1990, busca justificar com dados exatos (quantitativa) a pesquisa qualitativa, que opera no campo dos significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes...

    ResponderExcluir
  12. Achei muito interessante a pesquisa mista, pois nem sempre somente os números ou as opiniões representam a realidade, e ao agregar métodos diferentes de pesquisas, muito provavelmente a proximidade com a realidade será identificada

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Diferentes formas de recolher dados para uma pesquisa, utilizando-se de uns dos métodos, seja qualitativos, quantitativos, ou ambos, dependendo muito do objetivo que se pretende alcançar com determinada pesquisa de forma a enriquecer e se obter de forma mais precisa e agregar valores ao que se pesquisa.

    ResponderExcluir
  15. Ambas as pesquisas são muito úteis no âmbito de recolhimento e apresentação de dados sejam eles por números ou respostas a perguntas pertinentes de determinado assunto estudado, vejo que por uma pesquisa que se exija muita complexidade utiliza se da pesquisa mista que tanto poderá nos fornecer dados implicitos e/ou númericos quanto em relação a dados que nos relevam a dados relacionados aos motivos dos pelos quais fora realizada a pesquisa.

    ResponderExcluir
  16. É evidente no texto, os conceitos das pesquisas, não fazia ideia quando lia alguma pesquisa que poderiam ser desenvolvidas dessas maneiras... fica claro agora, lembrando de coisas que já li antes e como pode ser desastroso se a pesquisa é feita sem seguir critérios...eu mesmo lembro de já ter feito pesquisa "qualitativa" a respeito de uma empresa que já tive no passado, foi uma experiência bem proveitosa, mesmo sem saber que a pesquisa que fiz se encaixava nesse perfil. na época não necessitava de muitas opiniões, apenas de opiniões válidas.

    ResponderExcluir
  17. Claiton..
    Já havia estudado sobre os tipos de pesquisa e com o texto em questão pude me aprofundar mais nos conceitos de cada tipo de pesquisa, percebesse que o mais usado pelas instituições de pesquisa é o tipo de pesquisa mista que abrange as pesquisas qualitativa e quantitativa que levam a um resultado real do que apenas um numero como é a pesquisa quantitativa.

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante as diferentes formas da pesquisa mista.

    ResponderExcluir
  19. Bem interessante as diferentes formas de pesquisas. Uma forma de organizar melhor as informações.

    ResponderExcluir