quarta-feira, 18 de setembro de 2013

                                                      A importância da leitura

Não, não vem me dizer que estou no Blog errado (o de Comunicação Oral e Escrita eu ainda nem comecei... um dia começo... ou uma noite rs).

Vou falar de leitura neste blog (Pesquisa Científica) porque tem tudo a ver... você só consegue fazer pesquisa de compras sem ler nada - se há mais alguma, fique à vontade pra me contradizer.

Olha só... leitura é fundamental pra tudo. Claro há outras formas de conhecer o mundo, as coisas, a vida... mas nessas outras formas você sempre vai depender de outras pessoas, de mais tempo e sei lá mais o quê.

Vamos conversar um pouquinho sobre livros. Qual foi o último livro que você leu? Qual o livro que você está lendo agora? Qual foi o livro de que você mais gostou? Qual foi o livro que você odiou?

E, se odiou, não me diga que foi até o fim.... porque, se você odiou, deveria ter abandonado exatamente no ponto de início do ódio... não se lê algo que se odeia - eu não leio, mesmo... nem se for cair na prova.... brincadeirinha, leio sim.

Pra livros que você odeia e é obrigado a ler, vou dar uma dica: encontre uma motivação, uma razão... e só então leia.

Por exemplo: precisei renovar minha carteira de motorista... e tinha a bendita (ou maldita... depende do ponto de vista) prova de primeiro socorros. E eu tinha de ler o livreto.... sim, sim... é um livretozinho. Li umas quinhentas vezes odiando a leitura. Conclusão: sofri, sofri e não aprendi NADA!

Eu lia e pensava: se acontecer um acidente e eu for a única capaz de auxiliar os feridos... todo mundo vai morrer. Sim, porque eu jamais seria capaz de prestar qualquer socorro. Não, não é maldade... é incapacidade mesmo.

Então, me diga... pra que entender de primeiros socorros?

Mas eu tinha de passar na prova... com o transporte público da minha cidade.... melhor é ter seu próprio carro.

Aí... graças a Deus eu tive uma ideia que salvou a minha vida (e creio vai salvar a vida de qualquer acidentado em qualquer acidente que eu estiver por perto). Sabe o que foi que pensei? Bom... eu não vou conseguir prestar socorro... mas (e que bom que sempre há um mas) se eu souber como agir... posso explicar pra outra pessoa o que fazer - claro, e só agora me ocorreu (ainda bem), que tem de ter outra pessoa lúcida, não ferida por perto....

Duas leitura no manual - com a tal motivação - e eu passei na prova. Viu? É fácil, né?

Agora voltando pras outras perguntas que fiz... não vale você me dizer 'ah... é um livro com uma capa amarela... ou é azul iiii não lembro'; 'é um livro de um autor... não lembro o nome... mas me parece que não é brasileiro/ou é brasileiro... ou... sei lá'; 'é um livro muito legal que conta uma história bem legal'; ´é um livro que a fonte é arial'; eu mereço... sim, sim já ouvi tudo isso e outras cossitas mas....

Boas leituras pra você... e guarde na memória, além do conteúdo, o título, o autor e outras cossitas mas.... :)


www.jucoolimages.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário