A teoria do multiverso é a ideia que o nosso Universo não é o único existente mas sim que existem diversos universos divididos em "dimensões" diferentes, e onde em cada um deles, é possivel existir uma versão de cada pessoa no nosso universo.
Objetivo e universal, com validade do conhecimento e posto a qualquer momento à prova para reafirmar, ou então infirmar, o seu valor. O conhecimento científico é constituído de forma sistemática e consciente pelos cientistas que podem questionar o seu valor. Preocupa-se com as causas e leis que o motivaram, esta percepção do conhecimento se deu de forma lenta e gradual, evoluindo de um conceito que era entendido como um sistema de proposições rigorosamente demonstradas e imutáveis, onde não existe o pronto e o definitivo, “é uma busca constante de explicações e soluções e a reavaliação de seus resultados”. Este conceito ganhou força a partir do século XVI com Copérnico, Bacon, Galileu, Descartes e outros. No seu conceito teórico, é tratado como um saber ordenado e lógico que possibilita a formação de idéias em um processo complexo de pesquisa, análise e síntese, de maneira que as afirmações que não podem ser comprovadas são descartadas do âmbito da ciência. Este conhecimento é privilégio de especialistas das diversas áreas das ciências.
Conhecimento Filosófico É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência
Se apoia em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos. Empírico é aquele conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia e que não tem comprovação científica nenhuma.
Surgiu da necessidadedo do ser humano querer saber como as coisas funcionam.É um conhecimento que independe de religião ou fé, tendo seu próprio campo de estudo. A ciência é extremamente rigorosa em suas proposições, que, por sua vez, são fortemente baseada em fatos verdadeiros.
- Real (factual) - Contingente - Sistemático - Verificável - Falível - Aproximadamente exato
O conhecimento - independente do tipo - pode ser perigoso, em especial o conhecimento científico. Muitas vezes o conhecimento ultrapassa o limiar da ética. No campo do conhecimento científico, por exemplo, temos diversos casos (bomba atômica, engenharia genética, experimentos mentais com seres humanos,...) em que a ética foi ignorada na tentativa desenfreada de atingir seus objetivos. O conhecimento teológico, por sua vez, também possui diversas demonstrações e manifestações anti-éticas como a Inquisição. Portanto, é preciso muita atenção na busca pelo conhecimento, cuidados são necessários para que o limite da ética não seja ultrapassado e, ainda assim, possam ser atingidos os resultados desejados.
Segue um texto com um alerta aos perigos do conhecimento:
O conhecimento está diretamente ligado ao homem, à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem estar do ser humano, logo o conhecimento advém das relações do homem com o meio. O indivíduo procura entender o meio partindo dos pressupostos de interação do homem com os objetivos. É uma forma de explicar os fenômenos das relações, seja, entre sujeito/objeto, homem/razão, homem/desejo ou homem/realidade. A forma de explicar e entender o conhecimento passa por várias vertentes como: conhecimento empírico (vulgar ou senso comum), conhecimento filosófico, conhecimento teológico e conhecimento científico.
O conhecimento empírico surge da relação do ser com o mundo. Todo ser humano apodera-se gradativamente deste conhecimento, ao passo que lida com sua realidade diária. Não há uma preocupação direta com o ato reflexivo, ocorre espontaneamente. É um conhecimento do tipo abrangente dentro da realidade humana. Não está calcada em investigações.
O conhecimento filosófico surge da relação do homem com seu dia-a-dia, porém preocupa-se com respostas e especulações destas relações. Não é um conhecimento estático, ao contrário sempre está em transformação. Considera seus estudos de modo reflexivo e crítico. É um estudo racional, porém não há uma preocupação de verificação. O conhecimento teológico preocupa-se com verdades absolutas, verdades que só a fé pode explicar. O sagrado é explicado por si só. Não há importância a verificação. Acredita-se que o conhecimento é explicado pela religião. Tudo parte do religioso, os valores religiosos são incontestáveis.
O conhecimento científico precisa ser provado. O conhecimento surge da dúvida e comprovado concretamente, gerando leis válidas. É passível de verificação e investigação, então acaba encontrando respostas aos fenômenos que norteiam o ser humano. Usa os métodos para encontrar respostas através de leis comprobatórias, as quais regem a relação do sujeito com a realidade.
O Conhecimento científico constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico.
Tipos de conhecimento pode ser visto no texto do site http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met02b.htm e podemos verificar um exemplo do conhecimento cientifico, através dos videos abaixo: um dos três porquinhos, somente pelo conhecimento de Cícero (porquinho mais velho) os três porquinhos se salvaram das garras do lobo, e o outro vídeo é da pixar, muito bem pensado sobre a ansiedade em fazer uma tarefa e não levar em consideração os riscos. https://www.youtube.com/watch?v=cp5rpv_P0k8&list=LL6FvjQX4jMBWUXO3C1O2FYg
http://greenstyle.com.br/wp-content/uploads/2012/09/Tucano-imagem-Silvia-Kochen-Wordpress.jpg
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ResponderExcluirA teoria do multiverso é a ideia que o nosso Universo não é o único existente mas sim que existem diversos universos divididos em "dimensões" diferentes, e onde em cada um deles, é possivel existir uma versão de cada pessoa no nosso universo.
ResponderExcluirReferencia:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcelogleiser/1154011-a-possibilidade-do-multiverso.shtml
Imagem:
http://3.bp.blogspot.com/-FTDwIWPRoD0/UPRgCBV-U7I/AAAAAAAAPjk/utSjH2n72Nk/s1600/Multiverso.JPG
Alunos: André Guilherme, Danillo Cesar Mendonça
Conhecimento Científico:
ResponderExcluirhttp://energiasolar2012.files.wordpress.com/2012/04/imagem1.jpg\
Lucas Basso, Guilherme Falavina
Conhecimento empírico.
ResponderExcluirTop 10 Superstições!
http://lista10.org/diversos/10-superticoes-que-as-pessoas-ainda-acreditam/
Conhecimento cientifico
ResponderExcluirCom objetivo claro
ponho-me a questionar
na busca do conhecer
vislumbro os vários resultados do testar.
Observando e experimentando
verificando e calculando
e os fatos desvendando.
Com medidas, critérios e padrao
permeado pela razao
o conhecimento em construcao.
Evaldo Pinheiro e Felipe Beck
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ResponderExcluirEncontrei uma charge "resumindo" o que é o conhecimento científico e satirizando o criacionismo.
ResponderExcluirO método científico:
- João, aqui estão os fatos. Que conclusão podemos tirar deles?
O método criacionista:
- João, aqui está a conclusão. Que fatos podemos encontrar para mantê-la?
Link: http://sociologado.files.wordpress.com/2011/12/uel-2009-q24-charge.jpg
Aluno: Eduardo Gonçalves Niederauer
Conhecimento Científico
ResponderExcluirObjetivo e universal, com validade do conhecimento e posto a qualquer momento à prova para reafirmar, ou então infirmar, o seu valor. O conhecimento científico é constituído de forma sistemática e consciente pelos cientistas que podem questionar o seu valor.
Preocupa-se com as causas e leis que o motivaram, esta percepção do conhecimento se deu de forma lenta e gradual, evoluindo de um conceito que era entendido como um sistema de proposições rigorosamente demonstradas e imutáveis, onde não existe o pronto e o definitivo, “é uma busca constante de explicações e soluções e a reavaliação de seus resultados”. Este conceito ganhou força a partir do século XVI com Copérnico, Bacon, Galileu, Descartes e outros.
No seu conceito teórico, é tratado como um saber ordenado e lógico que possibilita a formação de idéias em um processo complexo de pesquisa, análise e síntese, de maneira que as afirmações que não podem ser comprovadas são descartadas do âmbito da ciência. Este conhecimento é privilégio de especialistas das diversas áreas das ciências.
Hellyson Colombo Varela
Alunos: Bruno Andrade, Vitor Cloque
ResponderExcluirConhecimento Filosófico
É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência
Fonte: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met02b.htm
Conhecimento Empírico.
ResponderExcluirSe apoia em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos. Empírico é aquele conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia e que não tem comprovação científica nenhuma.
Conhecimento Científico:
ResponderExcluirSurgiu da necessidadedo do ser humano querer saber como as coisas funcionam.É um conhecimento que independe de religião ou fé, tendo seu próprio campo de estudo.
A ciência é extremamente rigorosa em suas proposições, que, por sua vez, são fortemente baseada em fatos verdadeiros.
- Real (factual)
- Contingente
- Sistemático
- Verificável
- Falível
- Aproximadamente exato
Fonte:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAE5sAK/tipos-conhecimentos
http://www.oficinadapesquisa.com.br/APOSTILAS/METODOL/_OF.TIPOS_CONHECIMENTO.PDF
Fernando Henrique Bernieri Koller
ResponderExcluirO conhecimento - independente do tipo - pode ser perigoso, em especial o conhecimento científico. Muitas vezes o conhecimento ultrapassa o limiar da ética. No campo do conhecimento científico, por exemplo, temos diversos casos (bomba atômica, engenharia genética, experimentos mentais com seres humanos,...) em que a ética foi ignorada na tentativa desenfreada de atingir seus objetivos. O conhecimento teológico, por sua vez, também possui diversas demonstrações e manifestações anti-éticas como a Inquisição. Portanto, é preciso muita atenção na busca pelo conhecimento, cuidados são necessários para que o limite da ética não seja ultrapassado e, ainda assim, possam ser atingidos os resultados desejados.
Segue um texto com um alerta aos perigos do conhecimento:
http://criticanarede.com/filos_conhecimentoper.html
O conhecimento está diretamente ligado ao homem, à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem estar do ser humano, logo o conhecimento advém das relações do homem com o meio. O indivíduo procura entender o meio partindo dos pressupostos de interação do homem com os objetivos. É uma forma de explicar os fenômenos das relações, seja, entre sujeito/objeto, homem/razão, homem/desejo ou homem/realidade. A forma de explicar e entender o conhecimento passa por várias vertentes como: conhecimento empírico (vulgar ou senso comum), conhecimento filosófico, conhecimento teológico e conhecimento científico.
ResponderExcluirO conhecimento empírico surge da relação do ser com o mundo. Todo ser humano apodera-se gradativamente deste conhecimento, ao passo que lida com sua realidade diária. Não há uma preocupação direta com o ato reflexivo, ocorre espontaneamente. É um conhecimento do tipo abrangente dentro da realidade humana. Não está calcada em investigações.
O conhecimento filosófico surge da relação do homem com seu dia-a-dia, porém preocupa-se com respostas e especulações destas relações. Não é um conhecimento estático, ao contrário sempre está em transformação. Considera seus estudos de modo reflexivo e crítico. É um estudo racional, porém não há uma preocupação de verificação.
O conhecimento teológico preocupa-se com verdades absolutas, verdades que só a fé pode explicar. O sagrado é explicado por si só. Não há importância a verificação. Acredita-se que o conhecimento é explicado pela religião. Tudo parte do religioso, os valores religiosos são incontestáveis.
O conhecimento científico precisa ser provado. O conhecimento surge da dúvida e comprovado concretamente, gerando leis válidas. É passível de verificação e investigação, então acaba encontrando respostas aos fenômenos que norteiam o ser humano. Usa os métodos para encontrar respostas através de leis comprobatórias, as quais regem a relação do sujeito com a realidade.
Aluno : Karim Scofield
Conhecimento Científico
ResponderExcluirO Conhecimento científico constitui um conhecimento contingente, pois suas
preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da
experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico.
Aluno: Micael Cruz Fonseca
Tipos de conhecimento pode ser visto no texto do site http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met02b.htm
ResponderExcluire podemos verificar um exemplo do conhecimento cientifico, através dos videos abaixo: um dos três porquinhos, somente pelo conhecimento de Cícero (porquinho mais velho) os três porquinhos se salvaram das garras do lobo, e o outro vídeo é da pixar, muito bem pensado sobre a ansiedade em fazer uma tarefa e não levar em consideração os riscos.
https://www.youtube.com/watch?v=cp5rpv_P0k8&list=LL6FvjQX4jMBWUXO3C1O2FYg
https://www.youtube.com/watch?v=ymTQkYgdNVQ&list=LL6FvjQX4jMBWUXO3C1O2FYg
Aluno: André Schmitz Sanchez